Olá todos e todas!
Antes de tudo um viva às mulheres que chegam com o novo ano ao cargo político mais importante desse país. Sim, um viva do tamanho do Brasil a essa conquista significativa para um olhar e fazer mais global sobre essa diversidade que é a vida. E que a mulher, Dilma, possa realizar um governo à altura e capacidade que as mulheres possuem, sem perder a ternura, jamais!
Agora cá entre nós. E aí como foram de fim de ano? Muitos encontros, festas, viagens? Cantaram, dançaram, beberam, comeram e se divertiram muito? Não exageraram na comilança não, né? Vejam que não teremos tempo para dietas nem academias e a prontidão corporal para o palco vai ser necessária desde o nosso primeiro encontro. Estejam em alerta e forma para o que virá - o que não será pouco: O Noviço, nova turma às terças feiras, retomada do Eterno etc.
Antes, porém, vale relembrar um pouco os nossos bons momentos de 2010, não? Mas foram tantos e tão intensos que dificilmente temos condições de relacionar todos eles. Vou tentar, começando pela Oficina de percussão, do Michel (que figura, um jovem mestre, mesmo). Ainda lembro seu primeiro dia de aula, reunindo mais de trinta pessoas no palco, depois de espalhar vários instrumentos (todos dele) pelo chão e pedindo para que cada uma das pessoas fosse até aquele que mais se identificasse. Foi demais!
E o que dizer da montagem do Sonho (que sonho, hein?)? Todos, em todas as cenas estavam muito bem. A superação foi a marca dessa montagem, com lindas e cômicas presenças no palco. Quem é que vai se esquecer um dia do Lisandro Simonal mandando beijinhos para todos logo no início do espetáculo; do Teseu só pensando naquilo a todo instante que estava com a sua "gatinha manhosa" Hipóilita; da dança imagética da Sonia em seu universo de fadas; do Puck sendo feito por Nair e Dora e depois na voz do querido Otacílio; do Novelo cantando "Receba as flores que lhe dou"; das fadas/bruxas mandando ver nas noites quentes do verão, "Eu sei que eu sou..."; do disfarce, sutil, do Egeu para colocar seu bigode no lugar devido; do Demétrio Soriano dizendo que não era cachorro, não; do Oberon (Oberão, para os íntimos) e sua versatilidade corporal em fazer urso, macaco e outros bichos; do mestre de cerimônias de terno e tudo, em pleno palácio; do incrível Leão da Neusa e da hilária e impagável participação do Mario no papel de Tiste, quem é que vai esquecer um dia tudo isso? Sem falar das participações incríveis da Regina (por que me arrasto ao seus pés?), Malú (nessa escuridão noturna, hummmm...), Benê, Jandira e muito mais!!!
Outro marca desse grupo em 2010, foi a dedicação e comprometimento em procurar entender e executar a obra do grande mestre Martins Penna. Para isso fizemos seminários, estudos dirigidos de corpo e ambiente, de conteúdo e contextualização da obra e gênero, leituras e exposições maravilhosas sobre a época do autor (valeu, Alceu) e, claro, muitas improvisações sobre o texto O Noviço, nos garantindo uma compreensão mais orgânica e prazerosa do que nos será solicitado agora em 2011, na sua montagem.
Outro encontro maravilhoso e inesquecível foi com a turma de quinta feira. Primeiro na montagem mágica e poética do espetáculo de canto cênico, Cantigas de roda, onde tivemos a oportunidade de ouvir lindas vozes e nos encantar com as lindas imagens criadas em cena a partir das canções em execução. Depois o árduo e prazeroso trabalho de conceber a encenação, a partir do conto de Machado de Assis, o Eterno. Foi um desafio grande, porém encarado com muita simplicidade e afeto, tendo como resultado o surpreendente desempenho de todos em cena, mesmo quando não havia energia elétrica. Parabéns!
Claro que tudo isso foi lindo, marcante, surpreendente e muito mais adjetivos que queiramos designar. Mas para mim o mais importante mesmo foi estar com vocês, reafirmando nossa parceria e amizade, conquistando o carinho e a confiança de novos integrantes e a certeza que juntos ainda temos muito o que fazer e faremos. É 2011, hora e vez de criar, de trabalhar. Vamos juntos!!!
E como sempre que tenho a oportunidade de destacar alguma intervenção ou participação de alguém do grupo em outros trabalhos, segue o mais recente video feito pelo nosso querido Carlos (ou Lisandro Simonal, como queiram). Para acessar clique no endereço eletrônico abaixo.:
Na minha próxima postagem, estarei informando sobre as inscrições e programa das atividades de 2011, aguardem!
Até Fevereiro!
Abs
Cauê Mattos