domingo, 7 de novembro de 2010

Desfilando criatividade.

O trabalho com o grupo, além de ser fundamental para o aperfeiçoamento técnico, corporal e compreensão da proposta de encenação em andamento, tem propiciado algumas iniciativas extremamente interessantes e importantes para a pesquisa e registro das propostas desenvolvidas nos encontros. Só para vocês terem a idéia da dimensão dessas iniciativas, cito a oitava edição do Informativo "SCE em ação", imperdível sua leitura. A responsável pela edição do Informativo, Esther Martirani, tem nos presenteado mensalmente com o seu talento de escritora e redatora, dando-nos a oportunidade não só de ler passagens, exercícios e discussões enfatizadas nos encontros, mas também nos situar dentro de reflexões filosóficas, históricas e psicológicas, elaboradas a partir da sua sensibilidade e compreensão dos temas abordados. É sempre um prazer ler suas anotações e comentários singulares. Vejam abaixo se não tenho razão:

"Desfilando
Nossa última reunião de outubro iniciou-se com relaxamento, movimentação dos
membros e das articulações e conscientização total de nosso corpo.
A seguir, desfilamos! Cada qual com seu modo peculiar de caminhar atravessava o
palco da direita para a esquerda e vice-versa. Sua performance era minuciosamente
analisada: posição da cabeça, expressão visual, movimento dos braços e pernas,
balanceio ou não do corpo, posição dos pés, ritmo, velocidade. Devíamos então repetir
o andar da pessoa analisada. Além disso, cada um de nós devia caminhar como algum
outro e aguardar que essa pessoa fosse identificada. Todos esses exercícios foram
acompanhados de risos e aplausos."
(Esther Martirani, 8ª edição SCE em ação)

Gostaram do trecho em destaque? Então não deixem de ler a edição completa do Informativo já disponibilizada na Internet (grupo Só com experiência) e em formato impresso, distribuído na Estação Ciência.

Criatividade também é lugar comum quando nos referimos ao grupo das quintas feiras, que no momento está em trabalho de pesquisa e adaptação da obra Eterno, de Machado de Assis. Fiquei encantado e ao mesmo tempo muito contente com o resultado do nosso último encontro. Ainda tenho a minha frente ( e no meu organismo) as sensíveis e imagéticas cenas sugeridas para a encenação da obra em questão: corpo com três cabeças, cadeira vazia, Butô, Stand up, o eterno retorno... e muita sensibilidade. Vocês estão facilitando muito o meu trabalho. Do jeito que vocês se colocam e reagem as propostas cênicas, parece até que tenho comigo um grupo de pessoas Só com Experiência, mesmo.
Um grande abraço e até nosso próximo encontro.
Cauê