sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Estamos no YouTube, pode?!!

Pois é, enquanto a gente taí se preparando para o grande momento, 02/12, às 15horas, nada como rever alguns dos trabalhos produzidos durante o semestre, como esse aí ao lado. Cliquem no "play" e apreciem, curtam e vejam como vocês estão inteiros e felizes. Ah, e se houver um tempinho maior ainda, não deixem de ver vídeo "Você é o pai", no endereço

http://br.youtube.com/watch?v=hrKIusyk0s8

Abraços cordiais e até quarta.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

tá chegando a hora, urhf!

É, mais ainda faltam duas semanas para a apresentação. Então vai dar pra gente ensaiar mais e dar o acabamento necessário que falta ao trabalho. Cenário: igreja, sino, cruz, tabuleiro, Biblia, bar...; figurino: chapéu, terno, gravata, sandália de couro, colete, bolsas...; som: sino dobrando, músicas, porta abrindo...; luz: foco no Zé do Burro, geral para o povo (bloco), foco para a procissão, azul para a noite... adereços: muitos; interpretação: sentido, foco, cumplicidade, harmonia, fazer e não mostrar, domínio, atenção, espontaneidade, criatividade, honestidade...
Nossa, quanta coisa, meu Deus! Mas o mais incrível é que passamos por tudo isso, durante todos os dias que estivemos juntos. Todo nosso treinamento foi focado buscando essas qualidades no fazer cênico, compreendido e correspondido por vocês em cada exercício executado. Agora, é só reunir esses dados e direcioná-los para O Pagador. Com certeza, teremos um resultado digno da capacidade e coragem dessa brava equipe. Sim, não estou jogando confetes pra agradar, não. Reunimos, sim, um belo grupo de pessoas resolvidas e atentas, que sabiam o que queriam e procuravam. O resultado foi esse despertar a partir de pequenos estímulos - tudo já estava aí, só foi preciso acordá-lo. Vamos em frente, que atrás vem gente. Vamos nos deliciar das nossas próprias criações e invenções ( bom, né?). Hoje, quarta, vamos mergulhar no prazer de fazer o que gostamos de fazer: teatro. Tragam os adereços, o figurino, a maquiagem, idéias, vontade, coragem, compreensão e vamos misturar tudo no caldeirão da arte e paixão. Não há medo nem erros, só experimentações e acertos.
13h30, é isso, não? Aguardo-os!

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Corre-corre, capoeira e suor! Dia quente, não?





05 de novembro - registrando...


Dia corrido, sem cortes, vivido cada instante, cada momento. Não deu pra pensar noutra coisa a não ser no que fazer e fazer com o texto do Dias Gomes. A Eva nos trouxe um roteiro, dando-nos a possibilidade de uma leitura completa da peça, em atos, quadros e cenas. A Esther sugeriu avançarmos mais ainda o tempo de ensaio pra afinar mais as cenas e a emissão das palavras, a execução dos movimentos e a cumplicidade entre os atores. O Mário não perdeu tempo, registrou tudo e inclusive nos cedeu a foto aí ao lado. O botequim da Pura, digo, Galega, está a cada dia mais cheio, diversificado e com pinga da boa! Também, com o movimento que está tendo todos os dias e a propaganda gratuita que tem recebido... E nessa correria colocamos a Malu numa saia justa, literalmente. Com a ausência da Cristina, ela foi a Marli. Claro que se saiu bem, né Beijos? Bem, teria muitas outras situações e fatos a contar dessa correria e a postagem seria grandiosa, como é o fôlego dessa galera. Assim, é melhor ficarmos por aqui e mudar um pouco o assunto, não o foco. Porém antes não quero deixar de registrar que pela primeira vez passamos toda a peça: início, meio e fim, quadro a quadro, cena a cena . Viu como foi bom toda a correria?!

Vejo que a movimentação em cena está ganhando em qualidade e precisão. Está ficando limpa, assim como a relação triangular entre os personagens e o público. O Zé do Burro vem crescendo em carisma e intensidade dia a dia. A Rosa, inspiradora. Já o Bonitão, incrementa novos movimentos e posturas corporais - sei que está sendo um belo desafio para o Alceu. A dedicação da Sônia reflete o estado de presença e prontidão, bem como a compreensão cênica em que a Beata está inserida, parabéns. E a Sacristã, demais, né? É muito bom ver a Lígia fazendo a Sacristã, ela resolve situações tão difíceis do teatro de uma maneira simples, natural. E assim vai, um por um, mesmo os que aqui não citei, desenvolvendo sua percepção sobre a peça, o teatro. Sei que faltam poucos encontros e o nosso maior desafio agora é dar um acabamento estético, plástico para que o trabalho seja apreciado pelo público. Mas isso não me preocupa, vocês sempre me surpreendem!

Vejo vocês daqui a pouco. Até já!

sábado, 1 de novembro de 2008

Meo, cadê o bloguista????

01 de novembro - registrando...

É, só perguntando mesmo por onde anda o bloguista pra saber o porque de não haver nenhuma postagem nova nesses últimos 15 dias. Tudo bem, sei que não posso ficar tanto tempo assim sem escrever, mas tb com mil coisas interessantes acontecendo paralelamente e simultaneamente não tenho como não desviar a atenção (deu pra entender essa?). Como assim, você não sabe o que aconteceu? Ok, ok, há justificativa pra esse esquecimento: foram dias movimentados, cheios de surpresas, novidades e muito trabalho. Só pra todos terem uma idéia, relembrem comigo: ensaios, produção e finalização da performance Big Bang; ensaios e encenação d´O Pagador de Promessas; apresentação do Big Bang no Ibirtapuera (todo mundo de preto, foi demais); e a "hora da verdade" na montagem da peça - tá chegando o momento! Viu quanta coisa?! E olha que nem citei os estudos em casa, compra de fitas coloridas, solicitação de sacos de papel na padaria, a compra da camiseta e calça preta, a maquiagem, o perfurme, a curiosidade dos parentes.... E por falar no Big Bang, que apresentação linda e corajosa, hein? Eu as vezes até duvido de vocês, sabe? Duvido que na hora "h" enfrentem a "fera". Mas aí, pra minha alegria e prazer artístico, os vejo rindo, rindo e transformando tudo em brincadeira; num faz de conta lúdico e cheio de encantamento - só com experiência mesmo pra fazer uma coisa dessa. A performance no Ibirapuera foi marcante e saudável pra todos que fizeram e acompanharam (recebemos elogios até do Wellington, músico e autor do CD usado na atividade). Parabéns pra todos nós!


Agora, nos voltemos ao Pagador. Se bem que já surgiu a idéia de uma nova performance nas escadarias do Teatro Municipal... Lá vamos nós de novo! Tudo bem, tive uma idéia em relação ao Pagador e ao Municpal muito boa e acredito que todos vocês irão aprová-la. Vocês vão gostar.
Humm, sei que instiguei a curiosidade, mas vou deixar esse gostinho na boca para o nosso próximo encontro. Aí, descreverei toda a ideía. Então, tá marcado: próximo quarta, mistérios a serem revelados. Não faltem. Até lá.